Escala Escalopada - Vantagens e Desvantagens

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Escala Escalopada - Vantagens e Desvantagens

Mensagem por luizzeross em Qui 28 Jan 2010, 00:26

Pessoal, queria saber de vocês uma lista de pontos que consideram vantagens e outro que consideram desvantages de ter uma escala escalopada. Eu nunca toquei em uma guitarra escalopada, mas sempre me dizem que é melhor.. mas melhor aonde?

luizzeross
Administrador
Administrador

http://guitar.forumeiro.info

Re: Escala Escalopada - Vantagens e Desvantagens

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola em Dom 31 Jan 2010, 17:37

Não vejo NENHUMA vantagem em escala escalopada. Na verdade esse procedimento reduz a resistência estrutural do braço, e, por retirar massa, reduz a sustentação.
Do ponto-de-vista da tocabilidade eu não sei, pois não sou guitarrista, mas uma coisa é certa: 99% dos grandes clássicos da guitarra foram gravados com guitarras SEM isso.
Abç

Mauricio Luiz Bertola
Luthier
Luthier

Mensagem por Apollyon em Sab 13 Fev 2010, 02:06

Toquei apenas uma vez em guitarra com braço escalopado, mas já deu pra imaginar mais ou menos pq alguns preferem esse tipo d braço. É preciso bem menos força para soar as notas, e isso ajuda bastante na velocidade em solos para os "fritadores", vide malmsteen. Em contra partida, a guita tem bem menos sustain, menos peso, e é bem mais fácil desafinar um bend, nota ou até msm acorde para quem tem uma pegada mais forte, pois o braço fica bem mais "sensível" a variações d força.

Particularmente tb prefiro as tradicionais. Teria q ter muita grana sobrando para pensar em adquirir uma guita com um braço desses.

Apollyon
Novato
Novato

Mensagem por luizzeross em Sab 13 Fev 2010, 02:14

Eu pensei muito no comentário do Bertola também, e agora se confirma com o comentário do Apollyon. Faz todo sentido! Mas não deixo de querer experimentar so para saber como é a diferença.

luizzeross
Administrador
Administrador

http://guitar.forumeiro.info

Mensagem por Blackthigrez em Ter 07 Set 2010, 14:24

Galera! Nóis de novo!

Eu tenho uma escalopada e reitero: é preciso tocar e verificar sua adaptabilidade! Percam o preconceito! eu tinha inumeros PRÉ CONCEITOS, e depois de tocar, comprei uma!

" É preciso bem menos força para soar as notas, e isso ajuda bastante na velocidade em solos para os "fritadores", vide malmsteen."

Bem, isso é verdade... muito menos força, ajuda na velocidade! Show pra virtuoses, show pra Feeling!

"Em contra partida, a guita tem bem menos sustain, menos peso"

Não é bem assim, mas também é verdade!

"e é bem mais fácil desafinar um bend, nota ou até msm acorde para quem tem uma pegada mais forte, pois o braço fica bem mais "sensível" a variações d força"

Na minha opnião depende da mão do guitarrista! se não tiver uma pegada mais leve, vai desafinar com certeza!

Particularmente tb prefiro as tradicionais. Teria q ter muita grana sobrando para pensar em adquirir uma guita com um braço desses.

Gosto não se discute! generalizando, prefiro as Les Paul!

Paz!

Blackthigrez
Novato
Novato

Mensagem por bg03 em Qua 11 Jul 2012, 12:11

Blackthigrez escreveu:Galera! Nóis de novo!

Eu tenho uma escalopada e reitero: é preciso tocar e verificar sua adaptabilidade! Percam o preconceito! eu tinha inumeros PRÉ CONCEITOS, e depois de tocar, comprei uma!

" É preciso bem menos força para soar as notas, e isso ajuda bastante na velocidade em solos para os "fritadores", vide malmsteen."

Bem, isso é verdade... muito menos força, ajuda na velocidade! Show pra virtuoses, show pra Feeling!

"Em contra partida, a guita tem bem menos sustain, menos peso"

Não é bem assim, mas também é verdade!

"e é bem mais fácil desafinar um bend, nota ou até msm acorde para quem tem uma pegada mais forte, pois o braço fica bem mais "sensível" a variações d força"

Na minha opnião depende da mão do guitarrista! se não tiver uma pegada mais leve, vai desafinar com certeza!

Gosto não se discute! generalizando, prefiro as Les Paul!

Paz!

concordo com vc irmao mas eu nunca faria isso em nenhuma guitarra minha

bg03
Membro
Membro

http://bgbruno03.webnode.com.br/

Mensagem por migslespaul em Qua 01 Ago 2012, 14:48

Cara, uma vez eu toquei numa Tagima E2 (aquela signature do Edu Ardanuy) e eu curti demais tocar numa escalopada. E olha que tenho pegada forte.

migslespaul
Novato
Novato

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: